Alguns anos depois, em 1953, foi construído o prédio do Hotel Casacurta, que funciona até os dias de hoje. O terreno escolhido, em frente à antiga vinícola dos Irmãos Maristas, tornou-se o primeiro hotel de enoturismo da Serra Gaúcha. E ainda: referência em hospedagem para os casais em lua de mel.
Os Irmãos Maristas eram viticultores e incentivadores da produção de espumante. Para homenagear a bebida - e a influência de algumas famílas francesas que se estabeleceram em Garibaldi - o Hotel Casacurta foi concebido com arquitetura de um castelo francês do Vale do Loire.
Além disso, o Casacurta também foi idealizado como hospedagem para veraneio. Afinal, nos anos 50 muitas famílias escolhiam Garibaldi como destino de férias de verão. Nessa época, o litoral gaúcho ainda não havia se desenvolvido e a brisa da serra era recomendada - inclusive por médicos - para a temporada de calor.
Nos seus primórdios, o Hotel Casacurta era mais bucólico, rodeado de parreirais, possiblitando que os hóspedes colhessem as uvas e outras frutas.